...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CIRCO E REFLEXÃO SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA

COMEMORANDO O DIA DA CRIANÇA
A idéia surgiu com o intuito de divertir, sensibilizar e proporcionar um mundo mágico para o alunos neste dia tão especial.


Durante a semana das crianças foi realizada roda de conversa sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança e os alunos resolveram fazer a Declaração Universal dos Direitos do alunos da 2ªsérie B.







A Leitura do Livro Circo Cacareco, foi feita estrategicamente para despertar nas crianças o interesse pela temática Circo e a partir desta leitura as crianças sugeriram brincadeiras, como: Mágica, piadas, palhaçadas e fantasias .

As crianças mostraram suas habilidades com truques de mágicas , piadas entre outras.









E para abrilhantar mais ainda este dia, os alunos do Ensino Fundamental II, apresentaram uma divertida peça de Teatro aos alunos do EF I.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Guimarães Rosa, nos dizia o seguinte:


“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas elas vão sempre mudando...”



Como educadores, devemos possibilitar a mudança e compreender as diferenças. Por isso, a educação deve ser vista também como um ato político e ético.





No ato de educar devemos unir conhecimento, afetividade e possibilidade de mudança. O educador precisa ter como parâmetro a dignidade, o respeito e um profundo amor pelo outro, porque temos uma grande responsabilidade: transformar o outro sem ferir a sua autonomia. Peço a vocês que não se deixem contagiar com a desesperança e o desestímulo, já que a nossa sociedade é muito cruel com o professor , vocês todos sabem disso. Mas apesar de toda desvalorização e desprestígio que essa sociedade impôs à nossa profissão, os EDUCADORES SÃO IMPRESCINDÍVEIS.


Sinto-me honrada em poder participar dessa transformação...



FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O potencial dos jogos como recurso pedagógico




O uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa, ou seja, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas, tolerando os erros, promovendo novas análises.


É necessário, salientar que as aquisições relativas a novos conhecimentos e conteúdos escolares não estão nos jogos em si, mas nas intervenções realizadas pelo professor que conduz e coordena as atividades.

O potencial dos jogos como recurso pedagógico deve-se ao fato da reunião de alguns pontos essenciais no âmbito educacional. São eles:

• cultura (o jogo é um objeto sócio-cultural-histórico),
• interesse do aluno e/ou paciente (brincar é a atividade principal da criança) e
• conteúdos curriculares (diferentes jogos podem expressar diferentes conteúdos).
• Outro aspecto que deve ser levantado se refere às relações e interações sociais mobilizadas pelo jogar em grupo, na medida em que nessa situação o aprendente vivencia regras, discute, faz negociações, levanta e testa hipóteses e, sobretudo aprende com o outro (um colega mais experiente, o professor ou o jogo mesmo) e consigo próprio.
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