...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PLURALIDADE CULTURAL NO COTIDIANO ESCOLAR

APRESENTAÇÃO TEATRO NA FEIRA CULTURAL REALIZADA EM 28/11/2009.

CULTURA AFRO INDÍGENA
Reconhecendo a necessidade de uma educação multicultural, criou se, no âmbito dos PCN, como tema transversal a permear as diferentes disciplinas curriculares, o estudo da Pluralidade Cultural. Segundo o Documento do MEC,   a temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal
Bonecas Abayomis: Forte representante da cultura afrobrasileira

Abayomi


A Palavra Abayomi tem Origem incerta, iorubá, significando Aquele Que Traz, alegria ou Felicidade.  Abayomi quer dizer( Abay = precioso omi = Encontro Dizer: Abay e omi = Encontro precioso) O nome é comum na África do Sul.
No Brasil , "Abayomis" designa bonecas de pano artesanais, muito simples, confeccionadas a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas, sempre negras, possibilitam o trabalho com a identidade afro-brasileira de negros e descendentes, buscando superar as desigualdades de gênero, integrando a memória cultural brasileira.





O SIMBOLISMO SAGRADO DAS MÁSCARAS AFRICANAS

O significado das máscaras é muito difícil de ser compreendido pelos não-africanos, justamente porque nelas residem muitas fantasias, misticismo e magia que exprimem o modo de pensar de muitas sociedades tribais africanas.Esses significados variam de um grupo étnico para outro, onde uma só máscara pode ter significados variados.Uma pessoa que não tenha sido iniciada nos rituais secretos das máscaras não conhece o seu significados. Muitas podem ser vistas apenas por aqueles que tenham sido iniciados nesse respectivo conhecimento. Mulheres e crianças são freqüentemente excluídas das cerimônias sagradas onde certas mágicas aparecem. Há até uma crença de que a visão não autorizada de uma cerimônia de consagração de máscaras pode trazer doenças, desgraça e morte para aqueles que violarem as regras ritualísticas.A máscara simboliza uma transformação mística; quem a veste incorpora o ser que ela representa.

Aula dialogada com os alunos para explicar a importancia das mascaras para os povos africanos. A proposta foi desenhar mascaras africanas com duas tecnicas diferentes: Uma com uso de lixa de madeira e giz colorido e a outra com colagem de papéis coloridos.

Lendas e folclores na cultura africana


Kerere - Galinha de Angola - Lenda Africana
Leitura Pela Professora


Releitura com material recilavel: Prato de Aniversário, Papéis de Presente. Técnica: Recorte e Colagem




Realizei este trabalho com os alunos na semana da Consciência Negra.
Eu concordo com Gadotti (1992), quando ele diz:: "... a diversidade cultural é a riqueza da humanidade. Para cumprir sua tarefa humanista, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturasalém da sua. Por isso, a escola tem que ser local, como ponto de partida, mas tem que ser internacional e intercultural, como ponto de chegada. ...) Escola autônoma significa escola curiosa, ousada, buscando dialogar com todas as culturas e concepções de mundo. Pluralismo não significa ecletismo, um conjunto amorfo de retalhos culturais. Significa sobretudo diálogo com todas as culturas, a partir de uma cultura que se abre às demais."
CULTURA INDÍGENA
Além da pintura, os indígenas se utilizavam de penas para seus atavios, arrumadas de tal forma que constituía uma verdadeira obra de arte plumária. Nela visualiza-se o seu perfeito senso artístico. Combinavam todas as matizes de cores provenientes do rico colorido de nossas aves tropicais, assim, como algumas vezes, criavam cores novas. Destes, o enfeite mais pomposo era uma espécie de enorme leque, feito de penas de arara, que circundava todo o corpo do guerreiro como uma auréola , deixando aparecer sua silhueta tal qual um ser sobrenatural.Uma das maiores expressões artísticas do indígena brasileiro são seus trabalhos realizados com penas e plumas retiradas de aves exóticas presentes na nossa ave-fauna tropical. As penas dão forma e cor ao corpo do indígena, que se apresenta então, como um mítico homem-pássaro, uma metamorfose digna de um semi-deus.





Confecção de colares indigenas com material reciclado: Cordão, canudinho de refrigerante e penas sintéticas.
O bilboquê é um brinquedo que teve origem na França, ha Cerca de 400 anos.O bilboquê dos Ticunas não é um brinquedo comum como o encontrado nas cidades brasileiras. Ele é fabricado utilizando a castanha de uma fruta, a coquita, encontrada na floresta que rodeia a aldeia Vendaval.Os TiKunas constituem hoje a maior nação indígena do Brasil com aproximadamente 32.000 pessoas. Eles  estão localizados no estado do Amazonas.

Maracá é instrumento indígena usado nas solenidades religiosas e guerreiras: bapo, maracaxá e xuaté. É feito de cabaça, coco ou cuité com pedrinhas, sementes no seu interior. É enfeitado com penas e é também provido de um cabo onde o executante segura para sacudí-lo. É bastante próximo das maracas latino-americanas que se diferem por não terem penas.Hoje são vendidos pelos índios como suvenir.
O maracá é classificado como um instrumento idiofônico executado por agitação.


Maraca Feito com material Reciclado: Garrafa pet, cabo de vassoura, papeis Coloridos, Penas e Sementes Sintéticas


Peteca (do tupi-guarani: golpe) é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado Peteca, de origem indígena-brasileira. A peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, atualmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilibrio ou orientar sua trajetoria no ar quando arremessada.
O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão. A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde existem três federações diferentes.O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida. Apesar de pouco difundido, é um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais - proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.





sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO NOSSO FOLCLORE

Bonequinha ESTA DE Retalhos, GARRAFA PET E Palito DE CHURRASCO, FOI A MASCOTE DA DELICIOSA LEITURA DO QUE FIZEMOS "adormeceu A Margarida?-Aventuras-Folclóricas Heloisa Penteado" LIVRO
Traduza alguns Anos Atrás Crianças como nao tinham Tantos Como Brinquedos de Crianças e de Hoje, ISSO POR, exercitavam Muito Mais uma Criatividade parágrafo Cria-los. Atualmente com o Avanço Tecnológico, muitos nao Brinquedos exigem uma Criatividade das Crianças, POIs ELAS JÁ encontram Tudo pronto. Como Idéias não nascem nao Vazio. Elas brotam So Com Estimulação nd base.

Por ISSO, aproveitei uma Semana do folclore parágrafo ensinar EAo confeccionar Alunos (pé de lata, cavalinho de pau e peteca).


Ensinando-os OUTRAS Formas de Diversão e possíbilidades de se CRIAR Jogos e Brincadeiras.



CONFECCIONANDO O PÉ DE LATA


APRESENTAÇÃO DO TEATRO DE Fantoches DE Palito (Personagens FOLCLORE) PARA FAZER OS Alunos Ensino Fundamental I DA NOSSA ESCOLA.QUE DELÍCIA! ELES SE MUITO DIVERTIRAM!
FOi Muito Importante par o Grupo A Troca DE EXPERIÊNCIAS COM OS Brinquedos e Brincadeiras como, POIs a. .. "Percepção e UMA Atividade Contínua do Cérebro e OS n. identificar Objetos Diversos e Eventos Que UMA Criança lidar Que dez, Muito Depende de Seu Aprendizado de correlacionar in Coisas Que acontecem Frente a SEUS Olhos, Ouvidos e Mãos. Pará executar ESSA Correlação uma Criança Precisa serviços Ativa, Precisa Interagir com o Ambiente SEUS e Limites Testar, Precisa se VerificAR Aquilo Que Aconteceu also Along vai Acontecer Hoje. Isto É, Essência na, hum dos Fundamentos de Procedimentos da Criatividade, o Desenvolvimento (atraves de Observação e testículos) de UMA CAPACIDADE perceptual apurada atraves Ativa da atitude. (Sérgio Navega) "
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