...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




sábado, 22 de maio de 2010

PROJETO CONTE OUTRA VEZ...

REESCRITA E RELEITURA    /    CHAPEUZINHO VERMELHO

A reescrita textual é uma prática de grande importância no processo educacional, principalmente por ser uma atividade que proporciona o desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de produção textual.
Nessa reescrita, as marcas da oralidade podem ser vistas no lugar de parágrafos, pontuações e entonações.



Embora as crianças não dominem os recursos que a Língua Portuguesa lhe oferece, elas escrevem de acordo com suas hipóteses, fazendo uso da oralidade, transpondo- a para a produção escrita.




As produções mostram que a proposta de reescrita para alfabetização de crianças funcionam.
Para se alfabetizar, não há necessidade de se estabelecer regras de fixação entre os sons e as letras, prontidão, percepção, maturidade ou coordenação motora, mas oferecer às crianças situações reais de aprendizagem, com alternativas e tomadas de decisão, para que elas saiam do estágio de linguagem oral para a aquisição prática da escrita.





A atividade de colagem e desenho da sequência das quatro cenas principais da história contribuiu bastante para o sucesso da Produção Textual
Dicas para as atividades de reescrita e produção textual


Respeito e a liberdade às formas como a criança se expressa para atingir a norma padrão a fim de se comunicar com outras pessoas;


• Intervenções, devem ocorrer, sem interromper o processo criativo da criança, acreditando-se no potencial lingüístico da mesma;


• Caminhos de busca para ampliação do vocabulário de todas as crianças;


• Grande incentivo à liberdade de expressão, para que cada criança, dentro de suas possibilidades, construa sua própria visão de mundo;


• Limites são indispensáveis ao desenvolvimento, há por vezes a necessidade do seu estabelecimento. Eles se fazem necessários em função das estruturas individuais, pois acredito não bastar apenas oferecer às crianças oportunidades de aprendizado ou orientá-las nesse sentido, mas também, em várias ocasiões, mostra-lhes as interdições necessárias, pois essas significam apoio, ou o próprio substantivo da segurança para a criança;


• Colocação das crianças em situações reais de escrita, a fim de que, a partir de certas confrontações, possam se situar de forma mais realista na aplicação efetiva da aprendizagem escolar no seu cotidiano.


Um comentário:

LEONOR ANTUNES disse...

Amiga é como eu sempre digo e seu trabalho é demais!!!! Qaundo eu crescer vou ser assim!!!! RS T adoro muito... mil bjs

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