Através das cantigas de roda realizamos atividades como reescrita, identificação de palavras, produção e organização de um texto, confecção de móbiles para exposição dos textos reescritos.
O trabalho com rimas auxilia na construção da consciência fonológica. Os estudantes aprendem que as
palavras são formadas por diferentes sons.
Atividades significativas: para uma alfabetização de qualidade é necessário propor atividades de leitura e escrita que fazem sentido para as crianças, contextualizada e de acordo com a realidade social dos educandos.
Autoestima: o trabalho de autoestima dos educandos é outro fator relevante em qualquer aprendizagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Com este projeto as crianças ampliaram a competência comunicativa ;desenvolveram habilidades de interpretação de textos orais, identiicação de aspectos sonoros da língua, reescrita de textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra; estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras.
Um comentário:
Gostei muito de realizar este trabalho com meus alunos!
Postar um comentário