...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O potencial dos jogos como recurso pedagógico




O uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa, ou seja, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas, tolerando os erros, promovendo novas análises.


É necessário, salientar que as aquisições relativas a novos conhecimentos e conteúdos escolares não estão nos jogos em si, mas nas intervenções realizadas pelo professor que conduz e coordena as atividades.

O potencial dos jogos como recurso pedagógico deve-se ao fato da reunião de alguns pontos essenciais no âmbito educacional. São eles:

• cultura (o jogo é um objeto sócio-cultural-histórico),
• interesse do aluno e/ou paciente (brincar é a atividade principal da criança) e
• conteúdos curriculares (diferentes jogos podem expressar diferentes conteúdos).
• Outro aspecto que deve ser levantado se refere às relações e interações sociais mobilizadas pelo jogar em grupo, na medida em que nessa situação o aprendente vivencia regras, discute, faz negociações, levanta e testa hipóteses e, sobretudo aprende com o outro (um colega mais experiente, o professor ou o jogo mesmo) e consigo próprio.

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