...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




sábado, 25 de setembro de 2010

HISTÓRIAS DO FOLCLORE - coletânea produção textual alunos

Esta produção individual inspirou-se no conto "ADORMECEU A MARGARIDA?"


Autor(a): MARIA HELOISA PENTEADO

O que você faria se, de repente, acordasse no meio de uma floresta cheinha de personagens estranhas e de coisas intrigantes? E se para você fosse dia e para todos os habitantes da floresta fosse noite? As aventuras de Margarida levam o leitor a conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro e, ao mesmo tempo, a se envolver em uma história que mistura realidade e sonho.

Os alunos criaram textos narrativos a partir de situações imaginadas ou presentes na história ouvida.

PAINEL TEMATICO CONSTRUIDO COM DOBRADURAS DO SACI
Ao construir narrativas, a criança brinca com a realidade e encontra um jeito próprio de lidar com ela.

Como apontou a linguista Maria Cecília Perroni no livro Desenvolvimento do Discurso Narrativo. Segundo ela, esse recurso não deve ser entendido como um problema de falta de clareza entre o real e o imaginado. Ao contrário: é preciso encará-lo como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos. O que se testemunha nesse tipo de construção é justamente o nascimento do discurso narrativo - uma das principais estruturas de expressão de qualquer pessoa e uma essencial troca comunicativa.


A postura do professor ou da família na interlocução com os pequenos, por sua vez, faz toda a diferença. "O ideal é que ele seja um verdadeiro co-construtor das narrativas, incentivando a criança a avançar nos recursos que utiliza em suas construções", diz Maria Virgínia. "As limitações linguísticas nessa fase são importantes e o adulto deve não só escutar o que ela diz mas também reconhecer sua intenção comunicativa e ajudá-la a expressar-se melhor."

Nenhum comentário:

Send articles as PDF to