...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




sexta-feira, 2 de abril de 2010

EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM FIGURAS GEOMÉTRICAS


As habilidades desenvolvidas, aliadas à ampliação do sentido de observação e da capacidade de argumentação que as atividades com a geometria podem proporcionar, são importantes não apenas para a aprendizagem de noções e conceitos em matemática, mas também para auxiliar os alunos em sua aprendizagem em outras áreas do conhecimento e inclusive na alfabetização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver habilidades de percepção espacial tais como:
• discriminação e memória visual,
• coordenação viso-motora,
• localização de objetos no espaço, percepção de posição ,distâncias, e a organização do espaço através da movimentação das peças.
• identificação de figuras geométricas e suas características.
• visualização e reconhecimento de figuras,
• análise de suas características e observação de movimentos que mantêm essas características,
• composição e decomposição de figuras,
• enriquecimento do vocabulário geométrico


 
A origem do Tangram


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa “sete tábuas de sabedoria”.
Ele é composto por 7 peças chamadas de “tans”, que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado, são 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Além da figura do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre atento a duas regras:
- Todas as peças devem ser usadas;
- Não é permitido sobrepor as peças.


ATIVIDADE PROPOSTA: Ilustrução da poesia "A Fazenda"





JUSTIFICATIVA:


As crianças de modo geral gostam de quebra-cabeças, seja, pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que os quebra-cabeças propõem e pela dinâmica inerente à manipulação das peças.

Essa curiosidade natural dos alunos por esse tipo de material já justifica seu uso nas aulas de matemática, no entanto os quebra-cabeças também são importantes por permitirem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas.






FUNDAMENTOS DO QUEBRA CABEÇAS:


Basicamente o fundamento dos quebra-cabeças é construir um desenho, a partir de uma coleção de peças menores. Enquanto tenta montar a figura procurada a criança vai descobrindo relações entre suas partes e o todo, entre as medidas dos lados das partes, percebe que as características de uma figura permanecem inalteradas por mais que se mude sua posição, aprende que para resolver o problema de montar a figura toda precisa muitas vezes tentar vários caminhos até encontrar um que sirva, o que pode desenvolver a perseverança, a capacidade de análise, de buscar processos cada vez mais reflexivos de resolução de problemas. Além disso, lado, vértice, meio, centro, bem como o nome das diversas formas que muitas vezes compõem as peças, são noções que naturalmente surgem na montagem de quebra-cabeças geométricos.




FINALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: A poesia foi ilustrada com as figuras geometricas a partir do Tangram, e um painel foi exposto na escola. Os alunos demonstraram um certa agilidade para montar as figuras propostas e gostaram muito da idéia poesia + matemática. Assim sendo, me comprometi  compartilhar com eles outras experiencias como esta. Esperamos que nosso painel estimule os outos alunos da escola para viver esta experiencia incrivel!


Nenhum comentário:

Send articles as PDF to