...

Vamos dar as mãos.
E viver nossa vida.
O futuro espera-nos,
Vamos dar as mãos,
E tornar nosso
sonho realidade
Sermos tudo o que nunca fomos.
Sentir toda a
magia que nos envolve,
Sentir toda a energia que nos prende.
Vamos dar as mãos
E vamos ficar assim,
Para sempre, eternamente!




domingo, 19 de setembro de 2010

FOLCLORE E A LEITURA NA SALA DE AULA

O objetivo das  leituras dos livros abaixo foi, dentre outros: mostrar um pouco do folclore brasieliro, contribuir para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar atividades da cultura popular; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.
O professor alfabetizador, deve se lembrar- de três razões permanentes de leituras: "a posse do saber, o prazer da arte, as alegrias do entretenimento".

Para conhecer bem a história de um povo, é preciso mergulhar em sua cultura, costumes e tradições. Para se aventurar neste mundo de conhecimento, aqui vai sugestões de leituras super interessantes, que fizeram sucesso na sala de aula.

O folclore é um tipo de leitura que merece atenção do professor ,pois , constata-se visivelmente o interesse dos alunos pelas histórias e versos de cunho popular, contados, recitados, cantados. Temos assim um elemento importante e muito motivador para desenvolver o gosto pela tradição brasileira, através da arte popular.
MAMULENGOS
Os alunos criaram mamulengos com garrafa pet, tecidos coloridos e lã.
Teatro de bonecos: chegou ao Brasil por meio dos colonizadores europeus e era utilizado nas catequeses.

O Nordeste do País foi a região que mais desenvolveu essa arte (Pernambuco).

O teatro de bonecos foi por muito tempo um dos meios de comunicação mais eficientes, através desta arte que os problemas sociais eram expostos.

APRESENTAÇÃO TEATRO: DANDÃO E DEDÉ - DESAFIO DE TRAVA LINGUAS
TRAVA-LÍNGUA


Exercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal.


O mamulengo faz parte da cultura popular nordestina, sendo praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo que a pratica, geralmente situações cômicas e sátiras. Suas apresentações eram em praça pública, em geral nos arrabaldes durante os festejos religiosos, apresentando temática em geral bíblica ou sobre atualidades.




TEATRO : O BOI BUMBA

Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Hoje em dia é muito popular e conhecida.


A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste do país, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense, além de ser um personagem típico no estado. Mas foi no Estado do Maranhão que o Bumba-meu-Boi foi mais popularizado e exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.
A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Esta essência se originou da lenda de Catirina e Pai Francisco,origem nordestina, que sofreu adaptação à realidade amazônica. Dessa forma, reverencia o boi livre e nativo da floresta Amazônica, bem como a alegria, sinergia e força das festas coletivas pindoramas (pindoramas = indígenas - a palavra índio e indígena derivam da falsa impressão dos "descobridores" de terem chegado a Índia, sendo que a terra Brasileira era então nomeada por seus nativos de Pindorama).
O enredo da festa do Bumba-meu-boi resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua. Quando descobre o sumiço do animal, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.

Pajés e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre. Brincadeira democrática que incorpora quem passa pelo caminho, o Bumba-meu-boi já foi alvo de perseguições da polícia e das elites por ser uma festa mantida pela população negra da cidade, chegando a ser proibida entre 1861 e 1868.

5 comentários:

Camila Vitória disse...

Professora Suse,
Eu gostei de tudo, mas gostei mais do Teatro "Duelo Danando Dedé e Dandão". Gostei muito de dançar a dança do cavalinho Piancó.
Eu aprendi a fazer dobradura do saci perere e monte de coisas legais. Professora, você é muito criativa e muito legal, com você a gente aprendeu coisas inesquecíveis.

Beijos da sua aluna Camila Vitória - 2ª serie B

Arthur disse...

Prô Suse,

Eu achei o projeto folclore muito legal! Aprendi fazer o cavalinho de pau e também gostei da dança do cavalinho piancó.
Achei muito legal também fazer o gatinho preto e gostei muito de participar dos ensaios. Fiquei triste porque tive que faltar no dia da apresentação, mas depois fiquei feliz porque voce mostrou pra gente a apresentação no computador.


Um beijo pra voce!

Davi disse...

Foi muito legal o folclore, aprendemos muito.Eu fui o indio do teatro boi bumba, foi muito divertido.


Davi 2 serie B

Gustavo Henrique disse...

Eu gostei muito. Foi muito bonita a apresentação. Eu só vi pelo computador e nos ensaios da escola, porque faltei no dia.
Mas achei espetacular.


Gustavo Henrique 2 serie B

Jonathan - Emef Marili Dias disse...

Eu aprendi muitas coisas estudando o folclore. Gostei também do folclore porque a gente fica mais inteligente conhecendo os costumes e as historias que o povo brasileiro conta.

Jonathan 2serie B

Send articles as PDF to